Home » Notícias » Avião movido a energia solar vai dar volta ao mundo

 

Avião movido a energia solar vai dar volta ao mundo

 

solar_impulse_pres

O avião de propulsão solar “Solar Impulse 2” começou sua jornada partindo de Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes Unidos, na primeira etapa de uma viagem de 5 meses ao redor do mundo.

O avião tem enormes “asas” de 72 metros de envergadura – as de um Boeing 747 Jumbo medem 68,5 metros; e está coberto de uma fina camada de fibra de carbono que possui 17.248 células solares para dar autonomia por até cinco noites e cinco dias.

A velocidade máxima em que o avião poderá navegar será de 90 quilômetros/hora ao nível do mar e de 140 quilômetros/hora na sua altitude máxima, 8.500 metros.

A cabine tem 3,8 metros quadrados, suficientes para armazenar o oxigênio, a comida, a água, o paraquedas e o resto do equipamento necessário para o piloto, e tem um assento ergonômico reclinável para que o ocupante possa se sentar, esticar e até fazer exercícios.

Este é o segundo protótipo desse “sonho”. O primeiro, mais leve e menos potente, realizou seu primeiro voo em 2010 e foi capaz de viajar por 26 horas seguidas e atravessar Estados Unidos de costa a costa em cinco períodos.

Outra novidade é a aeronave ser completamente fechada, o que a permitirá voar sem problemas sob a chuva.

De dia o aparelho voará a 8.500 metros de altitude e de noite, para economizar energia, descerá até 1.500 metros.

No total, para dar a volta ao mundo, a aeronave percorrerá 35 mil quilômetros a uma velocidade média que variará entre 50 e 100 quilômetros. O avião ainda fará 11 paradas até terminar sua volta ao mundo.

Fonte: http://galileu.globo.com/

 

Sem comentários

Seja o primeiro a deixar um comentário.

Poste um comentário

You must be logged in to post a comment.