Home » Notícias » Você sabe quais são os mistérios da ciência no século XXI?

 

Você sabe quais são os mistérios da ciência no século XXI?

 

cosmo

Os últimos séculos vieram cheios de descobertas no universo científico, desde o solucionamento das controvérsias entre as forças da natureza e o movimento por Isaac Newton no século dezessete até a elaboração da Teoria da Evolução por Darwin e os estudos do Efeito Fotoelétrico de Einstein. O que mais a humanidade poderia querer com essas grandiosas descobertas?


Bom, existem  mistérios que mostram que a ciência do século XXI tem muito o que estudar e é interessante que não nos esqueçamos de cita-los. Vai que alguém esquece de estuda-los, não é ?!

 

A origem da vida

Esse é um mistério muito antigo que continua negando todas as soluções que se apresentam para ele. Apesar de existirem várias teorias que buscam explicar a origem de todas as espécies, nenhuma delas até hoje provou-se consistente o suficiente para convencer os especialistas da área. A complexidade desse mistério se da principalmente pela capacidade do RNA de agir como catalizador e  “banco de dados vivo” ao mesmo tempo.

 

Dark matter

A matéria escura seria a matéria responsável pelo comportamento do espaço, matérias espaciais são movimentadas por gravidades muito maiores do que as gravidades são geradas pelas partículas visíveis. As tentativas de detectar as partículas responsáveis pelo estranho efeito vem sendo frustantes ano após ano, sucessivos experimentos são abandonados devido a falta de resultados.

 

A energia da aceleração cósmica

Tão frustante quanto a dark matter é a tentativa dos cientistas de descobrir o mistério da energia que mantém o universo em expansão, uma aceleração cósmica que continua aumentando. Físicos acham que sabem o que é – a densidade constante da energia que reside no espaço, referenciada por Einstein como “termo cósmico” e agora chamada de constante cosmológica – mas quando a matemática entra em jogo a resposta obtida é simplesmente muito grande. A constante cosmológica é muito grande por dúzias de ordem de magnitude – muito maior do que a diferença entre o tamanho de um próton e o universo inteiro.

 

Gravidade quântica

A física quântica e a relatividade geral ( a teoria da gravidade de Einstein) descrevem o universo e seus componentes com muita precisão, apesar de ambas as teorias serem completamente incompatíveis. Tentativas de fundir ambas as teorias em uma única e coerente teoria tem tido tanto êxito quanto a política economica brasileira.

 

Vida inteligente extraterrestre

De acordo com as teorias que indicam a expansão constante do universo, parece natural que dentro dos infinitos cosmos existam incontáveis planetas que possuam vida inteligente. Entretanto, descobrir com certeza se vida inteligente existe fora do planeta Terra requer uma comunicação entre a humanidade e os extraterrestres.

Projetos dedicados a tentar “ouvir” uma mensagem fazem cientistas especular: Ou não existem mensagens (os aliens já seriam mais avançados que os humanos e teriam optado por não se comunicar) ou essas mensagens estão lá o tempo todo mas não temos a capacidade de detecta-la ou reconhece-la.

 

Fonte: https://www.sciencenews.org/blog/context/top-10-scientific-mysteries-21st-century?mode=topic&context=96&tgt=nr

 

 

Sem comentários

Seja o primeiro a deixar um comentário.

Poste um comentário

You must be logged in to post a comment.